O Blog da *GIL*

segunda-feira, novembro 20, 2006

World Youth Choir - Coro internacional de Jovens


No Verão passado, participei no estágio e na digressão do WYC (World Youth Choir), um coro de prestígio que existe desde 1989.
Foi uma experiência muito enriquecedora e que ficará para sempre na minha memória.
Confesso que no início estava apreensiva, até assustada, por razões diversas. Iria ser a primeira vez que ía para o estrangeiro, de avião (o que me deixava em pânico!), sozinha, a falar um inglês muito insuficiente e, ainda, a minha “estreia” neste tipo de participação.
Contudo, controlados os medos, apostei e fui. E valeu a pena!
Conheci cerca de 80 pessoas, oriundas de inúmeros e diferentes países, todas elas com grande capacidade de trabalho e óptimas vozes – o que conferiu um nível elevado à “tounée” e me satisfez imenso.
Ninguém falava português. Muitos nem sabiam onde se situa Portugal. Outros conheciam apenas alguns dos nossos futebolistas. Valeram os participantes latino-americanos e uma espanhola com quem comunicava em castelhano e português.
Mas obriguei-me a falar inglês (andava sempre com o dicionário bilingue) e, a certa altura, já compreendia e me fazia entender muito melhor.
Passámos cerca de 14 dias em Itália, com ensaios, três pequenas apresentações e quatro do total de nove concertos. Nos restantes nove dias estivemos na Suíça, França, Bélgica e Alemanha.
Foi bastante cansativo, pois os ensaios eram longos, onde chegávamos a cantar sete horas por dia. Em digressão, viajávamos, ensaiávamos, jantávamos, íamos para o concerto, dormíamos, para no dia seguinte, bem cedo, partirmos para outro país, e viajávamos, ensaiávamos, apresentávamo-nos … Um ritmo fortíssimo!
Mas – insisto ! – valeu mesmo a pena !!
Cantámos, por exemplo, no Festival Europa Cantat, momento importantíssimo para mim, pois não só encontrei portugueses e amigos (depois de vinte e dois dias …!) como pudemos cantar em português para cerca de duas mil pessoas e, além disso, foi o nosso último concerto !!
Tivemos também vários momentos de diversão. Tradicionalmente, num dos concertos, o Coro prega partidas ao maestro, habitualmente no último concerto. Como a nossa última apresentação era muito importante, antecipámos a brincadeira. Tivemos, ainda, a festa “All Star Evening”, que também faz parte da tradição do Coro, onde cada um pode apresentar algo típico do seu país, algumas manhãs e tarde livres que aproveitámos bem e, despois do último concerto, a festa de despedida.
Para o próximo ano, a sessão do WYC será na África do Sul. Espero poder voltar a participar e desejo, sinceramente, que outros portugueses o façam, pois é, sem dúvida, uma experiência extraordinária, quer em termos profissionais quer pessoais.

Fotos em: www.worldyouthchoir.org , www.namurimage.be , www.namur-photopresse.com e ainda as fotos que eu tirei durante as 3 semana em http://www.flickr.com/photos/joanagil.

3 Vocalizos:

Enviar um comentário

<< Página Inicial